CAMPO GRANDE19º MIN 26º MAX
Primeira Notícia UFMS
  domingo, 17 de dezembro de 2017
 
2 de junho de 2014 - 08h34

Hospital Veterinário da UFMS é alternativa às clínicas particulares

KIOHARA SCHWAAB E RAUL DELVIZIO

O Hospital Veterinário (HV) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) oferece atendimento a animais de pequeno e grande porte por meio de alunos, residentes e profissionais. A taxa é de R$ 35, o que possibilita às pessoas de baixa renda tratar seus animais. O objetivo principal do HV é de que ele seja uma extensão das atividades de ensino para que os acadêmicos e recém-formados possam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula.

O educador físico Paulo Henrique e seu cachorro Thor passaram por outras clínicas, depois do animal ter uma inflamação no tendão da pata traseira direita. Ele destacou que descobriu o hospital por amigos, pois eles eram acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária (Famez). “Eles não estavam solucionando o problema do Thor, e eu gastando dinheiro. Então decidi trazê-lo aqui. O que durou um mês nas particulares, em uma semana e meia se revolveu".

A técnica em laboratório Juliana Medeiros chegou ao hospital com seu gato Gringo. “Já estive no HV e em clínicas particulares, e ambos os lugares são qualificados. Eu prefiro aqui pelo preço, que é mais em conta”. A residente Karen Fernanda da Silva, especializada em anestesiologia e emergência, foi quem cuidou do gato e deu seu diagnóstico. "É provável de que ele esteja com sepse, devido à cirurgia de castração”. A médica veterinária, que se formou na UFMS em 2013, aprova a troca de conhecimentos durante a rotina de trabalho. “Os professores e médicos são abertos, então temos a liberdade de conversar com todos e pedir ajuda, caso necessário”.

O HV possui seis ambulatórios para atendimento. Duas salas estão em construção, além de uma para exames de tomografia. Segundo o médico veterinário Diogo Freire, são atendidos em média 40 animais ao dia, um crescimento de 400% desde a criação da Famez, em 2004. De acordo com ele, a principal função desse profissional é a precaução sanitária e não somente cuidar de bichos domésticos ou silvestres. "O veterinário que atende pequenos ou grandes animais se preocupa primeiramente com a saúde humana. Então, quando vacinamos ou vermifugamos cães e gatos é para que não haja risco de zoonose na cidade”.

Serviço

O Hospital Veterinário está localizado na Famez/UFMS, na avenida Senador Felinto Müller, n° 2443, Vila Ipiranga. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para contato é o (67) 3345-3610 ou (67) 3345-3611.

COMENTÁRIOS
 © Copyright 2017 Primeira Notícia