CAMPO GRANDE19º MIN 26º MAX
Primeira Notícia UFMS
  Sunday, 19 de August de 2018
 
10 de June de 2014 - 17h05

Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe doação de cabelos para confecção de perucas

Perucas aumentam autoestima de pacientes com câncer

BÁRBARA DE ALMEIDA E NATÁLIA MORAES
O custo para confeccionar uma peruca sai por 450 reais na capital.O custo para confeccionar uma peruca sai por 450 reais na capital.  (Foto: Natália Moraes)

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão de Campo Grande, por meio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, recebe doações de cabelos para confecção de perucas para pessoas que fazem tratamento quimioterápico. O projeto existe desde o ano passado, quando a atual diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer assumiu a gestão.

Segundo a presidente da Rede, Cleuza Vasconcellos, a ideia de confeccionar perucas, para mulheres, é recuperar a autoestima, “o projeto surgiu para atender as pessoas, víamos que as mulheres chegavam aqui com a autoestima muito baixa”.

De acordo com Cleuza Vasconcellos as doações são voltadas para pessoas de baixa renda, “todos que vem aqui são do Sistema Único de Saúde (SUS), são pessoas que não podem comprar uma peruca”. Ela afirma ainda que a Rede precisa realizar nova campanha para a confecção do material porque o custo é elevado. “Para fazer 30 perucas foram necessários seis mil reais. Não é fácil juntar dinheiro, as pessoas cortam o cabelo para doar, mas não imaginam o gasto”.

Para o psicólogo Ângelo Motti, a importância que o cabelo ocupa na definição da feminilidade, dentro dos padrões estéticos atuais, é uma questão que deve ser analisada. No caso de crianças, ainda é preciso observar as reações de convivência com o câncer, que são individuais.

A universitária Caroline Seaone doou parte de seus cabelos em abril, e acredita que "o ato é para um bem maior". Seaone fez a doação para o Projeto Cabelegria, uma Organização não governamental (ONG) com sede em São Paulo que recebe doações de todo o país, com foco na confecção de perucas para crianças. “Meu cabelo cresce rápido, é uma coisa que não vai me fazer falta, e aumentará a autoestima das crianças”.

O corte no Salão de Beleza Zezé Hair é gratuito para quem for realizar doações. O cabeleireiro e proprietário do salão, José Lima, considera a ação importante, "uma forma de amor ao próximo". Ele mencionou que uma sobrinha, quando teve câncer, ficou preocupada com a queda dos cabelos, o que o sensibilizou. “Qualquer tipo de cabelo, com química, natural, branco, até com piolho pode doar, que fazemos o tratamento”.

Serviço

Para quem deseja contribuir com a causa, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Campo Grande, aceita doações em sua sede, localizada na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, número 1053. Para doar para o projeto Cabelegria, o cabelo deve estar em um envelope endereçado a Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33, Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo – SP CEP: 02611-001. As duas redes também aceitam donativos em dinheiro, para a confecção das perucas.

Aprenda como fazer doação de cabelo:

COMENTÁRIOS
 © Copyright 2018 Primeira Notícia