CAMPO GRANDE19º MIN 26º MAX
Primeira Notícia UFMS
  quarta, 20 de setembro de 2017
 
2 de setembro de 2014 - 16h23

Pesquisadora da USACH é destaque em último dia do Simpósio de Ciberjornalismo

Claudia Mellado fez conferência sobre jornalismo de dados e Big Data

JULIANA PERUCHI MARRA E MAITÊ CAMPOS
Dra. Claudia Mellado em palestra de encerramento do 5° Simpósio Internacional de CiberjornalismoDra. Claudia Mellado em palestra de encerramento do 5° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo  (Foto: Silvio Costa)

A professora da Escola de Jornalismo da Universidade de Santiago de Chile, USACH, Dra. Claudia Mellado foi destaque do último dia do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo em conferência que debateu o tema Cibercultura e Ciberjornalismo: aproximações e distanciamento. O evento aconteceu na  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, entre os dias 27 a 29 de agosto.

Dra. Claudia Mellado é formada em Jornalismo na Universidade de Concepción, UDEC, no Chile, é doutora em Comunicação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, UPSA, na Espanha e pós-doutora em Jornalismo na Universidade de Indiana nos EUA. Suas pesquisas  se concentram no estudo do jornalismo latino-americano, culturas profissionais, práticas jornalísticas, o ensino de jornalismo e estudos comparativos.

Para a professora de Jornalismo da Universidade de Brasília, UnB Dra. Thais de Mendonça Jorge, a escolha da Dra. Claudia Mellado contribui de forma positiva para o Simpósio. “O jornalismo gosta e precisa dela porque ela é uma pessoa muito hábil nesta questão dos dados. Big Data ela “nada de braçada”, ela gosta muito e pesquisa sobre isto. Eu acho importante que ela traga uma ponto de vista de uma pessoa que é pesquisadora e consegue ter uma visão geral do que é o jornalismo na América Latina”.

A conferência também teve a participação do Dr. Edgar Rebouças da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES e da Dra. Thais de Mendonça Jorge. Os conferencistas  debateram temas como o Big Data, o jornalismo de dados e se o jornalista está preparado para lidar com a grande quantidade deles.

A professora Dra. Claudia Mellado falou como suas pesquisas contribuem com o tema da palestra, destacou que “dentro das minhas investigações tem muita união com temas como estes. Quando você analisa a pratica jornalística, pode medi-la através de diferentes indicadores. O manejo de dados é uma variável fundamental que pode gerar diferença no modelo de jornalismo que se estuda”.

O coordenador do Simpósio, Dr. Gerson Martins aponta dois aspectos que foram fundamentais na escolha da palestrante, “primeiramente é importante pois, promove o intercâmbio com países da América Latina. E também pelo trabalho dela, que faz uma pesquisa, já de alguns anos e muito densa sobre a atividade cotidiana da produção jornalística. O interesse nosso é associar este cotidiano à atividade de produção em ciberjornalismo”.

COMENTÁRIOS
 © Copyright 2017 Primeira Notícia