CAMPO GRANDE19º MIN 26º MAX
Primeira Notícia UFMS
  Sunday, 22 de April de 2018
 
16 de October de 2014 - 19h20

Comando Militar do Oeste oferece curso de extensão para acadêmicos de jornalismo

Acadêmicos receberam instrução de primeiros socorros e simulação de conflito armado.

AMANDA BOGO E CAROLINE CARDOSO
Acadêmicos participaram de uma simulação de cobertura jornalística de conflito armadoAcadêmicos participaram de uma simulação de cobertura jornalística de conflito armado  (Foto: Bruno Thomazine)

Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, participaram do curso de extensão para cobertura de assuntos militares, promovido pelo Comando Militar do Oeste entre os dias 16 e 19 de setembro.

O curso abordou a estrutura do Exército Brasileiro, aplicações do direito internacional humanitário em conflitos armados e palestras sobre a cobertura jornalística, ministradas pelas jornalistas Claudia Gaigher e Lucia Morel. Atividades como instrução de primeiros socorros, tiro com armamento e simulação de confronto armado foram parte do treinamento prático do curso.

O Major Rodrigo Alves coordenou e ministrou algumas palestras e falou sobre a elaboração do conteúdo apresentado. “Nós separamos assuntos baseados no que tem acontecido atualmente em termos de acidentes de jornalistas”. Segundo Alves, a ideia era focar as atividades militares e a rotina do jornalista. “Às vezes acontece um confronto entre polícia e manifestantes e oferece risco. Nós procuramos dessa forma abordar assuntos com uma vertente militar, procurando atingir a área do jornalista”.

Acadêmicos receberam instrução teórica e prática de primeiros-socorros (Foto: Késia Martins)

A acadêmica do quarto semestre de jornalismo  Letícia Ávila se inscreveu no curso por ter interesse na área militar e pretende aplicar os conhecimentos adquiridos na profissão. “O curso foi muito útil. Tive várias reflexões sobre a prática do jornalismo, que você precisa resguardar sua vida e que ela não é menos importante que uma matéria. Eu aprendi a me proteger em uma situação de perigo”.

Os acadêmicos fizeram uma simulação de coletiva de imprensa ao final do curso (Foto: Kesia Martins)Acadêmicos fizeram uma simulação de coletiva de imprensa ao final do curso (Foto: Kesia Martins)

Para a acadêmica do segundo semestre de jornalismo Thais Campos, o curso foi importante para a preparação na cobertura de confrontos. “Tenho a obrigação como jornalista de entender melhor as forças armadas e estar preparada para, quem sabe no futuro, desenvolver matérias sobre suas operações. Se um dia vivenciar um momento assim, vou estar preparada”.

O Curso de Extensão para Cobertura de Assuntos Militares, CECAM, faz parte da diretriz de comunicação social do Exército Brasileiro e tem como foco os acadêmicos do curso de Jornalismo. Neste ano, participaram 30 estudantes da UFMS, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Anhanguera Uniderp.

O Major Rodrigo Alves fala sobre a preparação dos próximos cursos. “A ideia é que a partir do ano que vem nós façamos um curso a cada semestre, e estamos vendo a possibilidade de estender esse curso para os profissionais que atuam nos diversos meios de comunicação”.

COMENTÁRIOS
 © Copyright 2018 Primeira Notícia