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10 de março de 2015 - 13h05

Ciberjor UFMS abre inscrições de trabalhos para o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo

GERSON LUIZ MARTINS
6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo  (Foto: RPS)

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS abriu na última terça-feira, 3 de março, Chamada de Trabalhos para o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de junho, no auditório do Bloco MultiUso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O 6º Simpósio de Ciberjornalismo terá a participação do jornalista, pesquisador e professor da Universidade da Beira Interior, UBI, de Portugal, João Canavilhas, considerado referência internacional na pesquisa em ciberjornalismo. Canavilhas é autor da proposta de texto jornalística que substitui a tradicional “pirâmide invertida” pelo que ele denomina de “pirâmide deitada” no produção do ciberjornalismo, que estabelece uma nova forma de produção jornalística na Internet.

O 6° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo terá a participação de pesquisadores brasileiros de referência no desenvolvimento do Ciberjornalismo com a realização do 3º Seminário Inter-Grupos de Pesquisa que reunirá os pesquisadores que participam da Rede de Pesquisa Aplicado Jornalismo o e Tecnologias Digitais, Rede JorTec, além do professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Eduardo Pellanda que realizou pesquisa de pós-doutoramento no Instituto Massachusetts de Tecnologia, MIT. O Simpósio de Ciberjornalismo de 2015 se consolida como evento de caráter internacional. Essa denominação é decorrente da participação de pesquisadores e profissionais de outros países nas edições anteriores e confirmada na edição deste ano.

As inscrições de trabalhos de pesquisa para os Grupos de Trabalho (GTs) podem ser realizadas entre os dias 5 e 31 de março, por meio do portal da internet do CIBERJOR-UFMS, no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor6/.

Confira o Regulamento da Chamada de Trabalhos e o formato para envio das propostas:

Chamada de trabalhos – Call for Papers

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR-UFMS abre a Chamada de Trabalhos para o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo com o tema “Performance em ciberjornalismo: tecnologia, inovação e eficiência”. Poderão inscrever trabalhos no Simpósio professores e acadêmicos de Comunicação ou áreas afins, que tenham pesquisa relacionada ao tema do evento, tanto da graduação quanto da pós-graduação para a modalidade de Comunicação Oral.

São temas de interesse do Simpósio:

- Cibercultura e Mídia;
– Rotinas produtivas em tempo de convergência;
– Estudos de Ciberjornalismo e Mídias Sociais;
– Interatividade, Novas Narrativas e Convergência;
– Jornalismo e mídias móveis;
– Ensino de Ciberjornalismo;
– Big Data para o ciberjornalismo
– Interfaces do jornalismo na internet
– Sociedade Digital

Os abstracts (resumos) devem ser encaminhados até o dia 31 de março para o e-mail do Simpósio –ciberjor.cchs@ufms.br, usando exclusivamente o formulário abaixo:

LINK PARA FORMULÁRIO

Os aceites serão divulgados até o dia 05 de abril. Se aprovados pela comissão, os trabalhos completos (artigos) devem ser enviados para publicação em anais na data limite de  15 de maio.

REGRAS PARA SUBMISSÃO

- Os trabalhos devem ter como foco um dos temas do Simpósio ou abordarem o Ciberjornalismo.

- Cada participante poderá fazer a inscrição em dois trabalhos: um trabalho como autor(a) e um como co-autor(a), desde que orientador do trabalho.

- Os resumos devem ser enviados exclusivamente por meio do formulário de submissão.·.

- O(s) autor(es) deve (m) se atentar impreterivelmente para os prazos e enviar o artigo completo até a data limite e na formatação exigida (no papel timbrado e em pdf) para que seja publicado nos Anais. Ver item formatação dos artigos completos.

- O trabalho só será publicado nos Anais se for apresentado oralmente no Simpósio pelo autor e ou co-autor.

- O 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo não cobre quaisquer despesas dos participantes, independente da aprovação de trabalho.


FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS COMPLETOS:

Utilizar este TEMPLATE  e de acordo com a formatação orientada abaixo:

  1. O trabalho deve ser enviado no modelo anexo, no devido papel timbrado do Simpósio e em arquivo formato pdf.
  1. O trabalho deve ter mínimo de 12 e máximo de 20 páginas, numeradas.
  1. A primeira página deve conter: o título do trabalho, abaixo do cabeçalho, fonte Calibri, corpo 16, negrito, espaço entrelinhas simples (1,0), centralizado; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as), abaixo do título, em Calibri, corpo 12, negrito, alinhado junto à margem direita da página. A partir do nome será aberta uma nota de rodapé, na primeira página, na qual será exposto um breve currículo dos autores: no máximo, cinco linhas por autor(a) ou co-autor(a), em Calibri, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado.
  1. Resumo: abaixo do nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as), máximo de 15 linhas em Calibri, corpo 12, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado); com espaço entrelinhas simples (1,0). Seguido das palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto, em Calibri, corpo 12, alinhado à esquerda.
  1. Corpo do texto: virá a partir da segunda página, na fonte Calibri, corpo 12, entrelinhas 1,5, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado);
  1. Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Calibri, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois;
  1. Referências Bibliográficas: mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GT:

a) O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;

b) Terá direito à apresentação do trabalho nos GTs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

c) Cada trabalho terá de dez a quinze minutos de apresentação e mais cinco minutos de discussão com a audiência.

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