CAMPO GRANDE19º MIN 26º MAX
Primeira Notícia UFMS
  quarta, 22 de novembro de 2017
 
13 de fevereiro de 2017 - 16h04

Academia Escola recebe novos equipamentos e será reativada depois de 5 anos

A academia será usada para aulas práticas dos alunos do curso de Educação Física e aberta para o público

JADE AMORIM E HÉLIO LIMA
A Academia Escola fica no bloco de Educação Física, em frente ao estádio MorenãoA Academia Escola fica no bloco de Educação Física, em frente ao estádio Morenão  (Foto: Hélio Lima)

A "Academia Escola", projeto de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), será reativada após cinco anos. O espaço recebeu novos aparelhos de musculação no dia 26 de janeiro, e é utilizado para as disciplinas práticas do curso de Educação Física da UFMS, com a oferta de aulas de musculação e treinamento físico para comunidade acadêmica e público externo.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física, Jeeser Alves de Almeida a prioridade é atender a demanda do curso antes de abrir a academia para a comunidade. Disciplinas práticas como Musculação, Treinamento de força, Fisiologia do Esforço e Anatomia Humana Aplicada ao Esporte são algumas das atividades do Curso que demandam um espaço com aparelhos de musculação. 

O acadêmico do curso, Marcelo Oscar afirma que ter a academia é fundamental para sua formação. "A academia funciona como um laboratório, e o treinamento do aluno para saber como trabalhar numa academia ou outro lugar que use aparelhos é muito importante, para que ele evite que a pessoa chegue numa academia e faça os exercícios de qualquer maneira".

Para o coordenador de Desporto da Universidade, Junior da Silva a UFMS é uma das universidades com maior espaço físico para desenvolvimento esportivo. "Ela (UFMS) tem um amplo complexo aquático, coisa que poucas universidades tem. Tem o ginásio coberto, o espaço do complexo poliesportivo coberto e aberto, tem o dojo, a sala de dança que fica localizada no bloco de Educação Física, a academia, o Morenão que é o maior estádio universitário da América Latina e o Moreninho".

Silva explica que com o início da nova gestão, o mês de janeiro foi dedicado exclusivamente à fase de planejamento e preparação dos projetos de extensão. O coordenador de Desporto afirma que a intenção é que durante todo o ano letivo de 2017 a Universidade possa ofertar diferentes atividades esportivas. "Para escolher quais atividades de esporte seriam contempladas, foi aberto uma consultoria pública que encerrou no dia 12 de fevereiro".

Os programas desenvolvidos pela Coordenadoria de Cultura e Esportes da UFMS abrirão editais de seleção de bolsistas na primeira quinzena de março. Nestes projetos, a principal ação é oferecer treinamento para as atléticas acadêmicas. Silva afirma que "a ideia é que a gente possa juntar três atléticas, para que o bolsista do curso de Educação Física prepare essas equipes para competições".

COMENTÁRIOS
 © Copyright 2017 Primeira Notícia