CAMPO GRANDE19º MIN 26º MAX
Primeira Notícia UFMS
  Friday, 20 de July de 2018
 
30 de May de 2014 - 07h50

Festa de São Benedito completa neste ano 95 anos de tradição

YASMIN REZENDE
Igreja de São Benedito onde Comunidade Tia Eva realiza festaIgreja de São Benedito onde Comunidade Tia Eva realiza festa  (Foto: Yasmin Rezende)

A Festa de São Benedito realizada pela Comunidade Remanescente de Quilombo e pela Associação dos Descendentes de Tia Eva comemorou 95 anos em Campo Grande e faz parte do calendário cultural do Mato Grosso do Sul. O evento ocorreu entre os dias 16 e 25 de maio, na comunidade São Benedito. 

A programação teve procissões, missas, novenas, torneio de futebol "Tia Eva", capoeira, leilões, shows de pagode, bailes com grupos sanfoneiros, palestras, apresentações culturais, e para encerrar as festividades, um grande almoço no último dia.

Morador da Comunidade e bisneto da Tia Eva, Juventino Batista de Arruda, comentou sobre os preparativos para o evento. "Eu ajudei na preparação do almoço, tivemos que organizar o salão, e como estava frio, tivemos que arrumar um lugar fechado. No primeiro dia, sexta-feira, começou a novena e no último dia, fizemos uma grande procissão, demos a volta no quarteirão, e a chuva por sorte não atrapalhou. Foi muito bonito".

Para cumprir uma promessa, a ex-escrava Eva Maria de Jesus construiu uma capela em homenagem a São Benedito, comemoração principal da festa, desde a construção da igreja, em 1919. Local que até o hoje é um ponto de encontro e devoção.

A igrejinha de São Benedito. Foto: Yasmin Rezende.

Dados da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS)  "a igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul em 5 de maio de 1998. E em 26 de abril de 2008, a FCMS concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva". 

A moradora da Comunidade São Benedito, Ilda Magalhães, participa da festa há quase 30 anos.

 

COMENTÁRIOS
 © Copyright 2018 Primeira Notícia