CAMPO GRANDE19º MIN 26º MAX
Primeira Notícia UFMS
  quarta, 22 de novembro de 2017
 
2 de junho de 2015 - 17h05

Marketing digital é a nova ferramenta de lucro para empresas

O marketing na internet se profissionalizou e se tornou essencial para as empresas que querem crescer no meio digital

LAYANE KARRÚ E LETÍCIA ÁVILA
As redes sociais se tornaram um meio comercialAs redes sociais se tornaram um meio comercial  (Foto: Layane Karrú)

O marketing digital se profissionalizou e se tornou uma ferramenta importante para as empresas que querem estender seus negócios na internet. Utilizar as redes sociais e aplicativos de comunicação possibilita maior interação com o público e divulgação dos produtos. Segundo o diretor de expansão do Grupo WTW, Estevão Rizzo, o marketing digital evoluiu junto com as novas tecnologias. O Grupo possui quatro empresas, entre elas, a 80 20 Marketeria Digital, que atua há seis anos no mercado. “O marketing digital se profissionalizou, ganhou muito mais espaço e respeito e conseguiu se provar como uma área importante dentro do marketing e da comunicação das empresas”. 

De acordo com Rizzo, é necessário o uso da internet na expansão dos negócios, pois cada vez mais pessoas estão conectadas à rede. “As empresas que não estão usando a internet como ferramenta de marketing e comunicação estão deixando de influenciar a maioria dos seus clientes em momento de pesquisa e compra dos seus produtos”. Ele diz que as empresas que não se adequarem às novas formas de divulgação perderão seus espaços no mercado.

A estudante de jornalismo, Vanessa Dias, acompanha as redes sociais de suas lojas favoritas para se manter atualizada sobre os preços e novidades. Ela costuma fazer compras  na internet e tem preferência por lojas nacionais. “Sempre fico de olho nos produtos. Acabei de comprar duas capinhas de celular de uma loja só porque vi no Instagram e me apaixonei”.

Para Dias, o marketing digital é um aliado para as empresas. “É vital que as lojas invistam em conteúdo online. Hoje mais do que nunca [a internet] é a principal fonte de informação e publicidade". Ela reforça que se a loja investir em interação social, promoções, dicas relacionadas ao produto e fotos boas, a publicidade aparece no feed da pessoa sem ela ter que procurar e desperta o desejo de consumo.

Simpósio de Ciberjornalismo

O marketing digital foi o tema de oficina do 6° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. A oficina foi ministrada pela jornalista e especialista em mídias sociais, Francilene Oliveira. Nela foram discutidas estratégias de marketing digital em redes sociais como o Instagram e Snapchat.

Francilene Oliveira afirma que com o crescimento das redes sociais, a forma de fazer jornalismo passa por um período de mudanças. “É importante para o jornalismo se apropriar dessas ferramentas para conseguir se comunicar com o público nos diversos meios, seja online, seja offline”. 

De acordo com a jornalista, a utilização do marketing digital para a divulgação de produtos ajuda também a selecionar o público e promove melhoria nos resultados. “Uma marca de esporte pode divulgar seus produtos em parceria com uma página no Instagram de apaixonados por esporte”. Outra possibilidade é o atendimento ao público para a solução de dúvidas e uma aproximação maior entre clientes e vendedores. “Elas vêm funcionando como um espaço de atendimento ao cliente, como o twitter do Ponto Frio”. 

COMENTÁRIOS
 © Copyright 2017 Primeira Notícia